Ser professor é ser um “administrador da curiosidade” de seus alunos, é ser parceiro, é ser um igual na hora de ser igual, e ser um líder na hora de ser líder, é saber achar graça das menores coisas e entender que ensinar é aprender são movimento de uma mesma canção: a canção da vida ... (Darwin Ianuskiewtz)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O professor do novo século

O primeiro passo natural, em todo momento de transição, é a adaptação do antigo ao novo, ainda que de forma um tanto tímida. Essa transição nos leva a aprender a aprender, aprender a pensar, valorizar o como se aprende, o que se sabe, dotar-se de uma competência consciente sobre seu próprio conhecimento e valor.
Ao se utilizar diferentes mídias em experiências de ensino, podem-se perceber vários caminhos que nos leva a produção do conhecimento. As mídias podem ser o quadro, o papel, o giz, o lápis e o computador, o importante é lembrar que uma mídia não elimina a outra, juntas elas podem promover uma transformação ou reorganização na estrutura do ensino.
O papel do professor não é apenas o de transmitir informações, é o de mediador da construção do conhecimento. Então, as TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação, passam a ser o "aliado" do professor na aprendizagem, propiciando transformações na sua forma de ensinar.
Nesse novo cenário, o professor deve perceber que a aprendizagem é um processo em que o aluno constrói o seu conhecimento e por isso, conhecer os recursos tecnológicos e incorporá-los na sua pratica pedagógica pode enriquecer a aprendizagem do aluno com situações do seu cotidiano.
O professor precisa ter domínio dos recursos utilizados, principalmente as TIC. Para isso, é preciso estar disposto a aprender e dedicar um tempo nesta aprendizagem, e não ter medo de errar e ver o aluno com seu aliado, pois muitas vezes eles sabem mais do que os professores, pois já nasceram na era da tecnologia. Além disso, o professor precisa mudar a sua visão de ensino deixando de ser um transmissor e passando a ser um mediador do conhecimento.
O professor ao utilizar as TICs deve promover ações reflexivas e investigativas, favorecer o processo de construção do conhecimento, saber usar pedagogicamente as TICs, proporcionar ações em que o aluno sinta-se autor-produtor de idéias, assumir uma postura de aprendiz, deve ter uma flexibilidade para revitalizar a sua prática e estratégias pedagógicas. Com a utilização das TICs o professor desenvolve uma habilidade técnica, que quando articulada com a prática pedagógica e com as teorias educacionais o auxilia a refletir sobre a própria prática, transformando-a.

REFERÊNCIAS
SLIDESHARE. Integração das mídias. Disponível em: . Acesso em: fev. 2010.
PRADO, M. E. B; ALMEIDA, M. E. B. de. Gestão da prática pedagógica. Disponível em: . Acesso em: fev. 2010.

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