Ao se utilizar diferentes mídias em experiências de ensino, podem-se perceber vários caminhos que nos leva a produção do conhecimento. As mídias podem ser o quadro, o papel, o giz, o lápis e o computador, o importante é lembrar que uma mídia não elimina a outra, juntas elas podem promover uma transformação ou reorganização na estrutura do ensino.
O papel do professor não é apenas o de transmitir informações, é o de mediador da construção do conhecimento. Então, as TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação, passam a ser o "aliado" do professor na aprendizagem, propiciando transformações na sua forma de ensinar.
Nesse novo cenário, o professor deve perceber que a aprendizagem é um processo em que o aluno constrói o seu conhecimento e por isso, conhecer os recursos tecnológicos e incorporá-los na sua pratica pedagógica pode enriquecer a aprendizagem do aluno com situações do seu cotidiano.
O professor precisa ter domínio dos recursos utilizados, principalmente as TIC. Para isso, é preciso estar disposto a aprender e dedicar um tempo nesta aprendizagem, e não ter medo de errar e ver o aluno com seu aliado, pois muitas vezes eles sabem mais do que os professores, pois já nasceram na era da tecnologia. Além disso, o professor precisa mudar a sua visão de ensino deixando de ser um transmissor e passando a ser um mediador do conhecimento.
O professor ao utilizar as TICs deve promover ações reflexivas e investigativas, favorecer o processo de construção do conhecimento, saber usar pedagogicamente as TICs, proporcionar ações em que o aluno sinta-se autor-produtor de idéias, assumir uma postura de aprendiz, deve ter uma flexibilidade para revitalizar a sua prática e estratégias pedagógicas. Com a utilização das TICs o professor desenvolve uma habilidade técnica, que quando articulada com a prática pedagógica e com as teorias educacionais o auxilia a refletir sobre a própria prática, transformando-a.
REFERÊNCIAS
SLIDESHARE. Integração das mídias. Disponível em:
PRADO, M. E. B; ALMEIDA, M. E. B. de. Gestão da prática pedagógica. Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário